- Eco-Friendly em português significa “amigo do meio ambiente”. Não, isso não significa sair por aí abraçando árvores, rs! Na verdade, o termo é dado para empresas e pessoas que têm hábitos conscientes ou criam alternativas sustentáveis que não agridem a natureza.
Marcas que fazem produtos que procuram reduzir o seu impacto no meio ambiente (desde a sua produção e composição, até na distribuição de suas mercadorias) são Eco-Friendly. Por exemplo: você já percebeu que em alguns supermercados, em vez de sacolas plásticas, são utilizadas caixas de papelão? Pois bem, essa é uma atitude “amiga do meio ambiente”, mas existem maneiras de ir além.
Vários produtos já podem ser encontrados com o selo de sustentabilidade ou de consumo consciente. Isso significa que a produção dessa peça teve um cuidado diferenciado. A sua confecção foi toda feita levando em conta o meio ambiente. A escolha da pigmentação, tinturas, tecidos e até os fornecedores desses materiais, foram escolhidos de maneira que impactem pouco ou quase nada na natureza.
Como consumidores precisamos estar sempre atentos às atitudes realmente Eco-Friendly das marcas. Além de neutralizar o impacto que a marca está causando, estão fazendo algo a mais? O que? Cabe a nós consumidores nos informar e exigir das marcas atitudes que sejam uma proposta verdadeira de melhoria.
É óbvio que no fundo qualquer atitude Eco-Friendly, por menor que seja, deve ser apoiada. Porém, é importante que nós, em nosso papel de consumidores, exijamos das marcas atitudes profundas com o objetivo de causar uma mudança maior. Se temos o poder de escolher o que compramos e de quem, por que não apoiar marcas que se preocupam com o meio ambiente?
Outro ponto importante é lembrar sobre nossa responsabilidade com o meio ambiente. Um bom começo, além de escolher marcas conscientes, é pensar a cada compra: realmente precisamos aquilo que queremos comprar? O consumismo é algo que todos precisamos combater (e é difícil!). Mas, existem alternativas! Que tal ao invés de comprar algo novo ir a algum brechó?
Existem brechós muito legais com roupas bacanas, bem cuidadas e prontas para terem um novo dono. O Capricho a Toa e o Vó Judith são duas indicações nossas para quem mora em São Paulo. O Capricho a Toa é um dos maiores brechós do mundo! Lembre-se que nem sempre você precisa comprar algo novo para ser novo!
Outra atitude Eco-Friendly que você pode ter é, por exemplo, cortar os descartáveis. Quanto mais você usa esses produtos mais lixo está produzindo. Compre uma garrafinha de água durável. Não use canudinho. Use uma ecobag ao invés da sacola do supermercado. Acredite, ser “amigo da natureza” é vantajoso tanto para o meio ambiente, quanto para nós, afinal é aqui que a gente mora!
Resumindo – Quer se tornar Eco-Friendly? Comece com essas 3 dicas básicas:
- Não use descartáveis (produza menos lixo).
- Apoie marcas sustentáveis (aquelas Eco-Friendly de verdade).
- Pare de comprar a toa! (defina o que é realmente necessário).
A natureza agradece 😉