Como já dissemos aqui antes, “Você é o que você come”. Se buscamos uma vida mais leve, antes, é necessário prestar atenção no que comemos e em como comemos. Trouxemos 5 dicas simples se você procura comer melhor.
1. Cozinhe
Parece bobo, mas quando cozinhamos a nossa própria comida damos mais valor a ela. Afinal, diferente de quando comemos fora ou compramos algo pronto, antes de nos alimentarmos presenciamos o alimento puro, virar algo diferente. Esse é o primeiro passo para entender a origem daquele alimento e que aquilo não nasceu do jeito que chegou a nós.
Além disso, ao cozinharmos entendemos que as coisas levam tempo até estarem prontas para serem consumidas e que tem muito mais por traz dela, do que podemos ver.
2. Vá a feiras (Veganas ou não)
Comprar alimentos em feiras normalmente garante que o alimento esteja mais fresco. Se você nunca foi á uma feira vegana, é legal ir. Lá você encontra uma variedade incrível de produtos frescos e naturais, que ainda por cima, estão livres de agrotóxicos e outros a gentes químicos. Sendo muito mais saudáveis.
Em feiras veganas, você compra produtores autênticos e humanizados, além de ajudar o crescimento da produção consciente. Nesse Post Fizemos uma lista com feiras legais em São Paulo.
3. Pesquise
Hoje existem vários tipos de alimentação e vários níveis e divisões dentro do estilo que escolher. Por isso é importante pesquisar sobre alimentação. Assim você pode entender qual que vai querer seguir e por que. Muita gente não consegue logo de cara atingir o nível que pretende, por isso é melhor ir mudando sua alimentação aos poucos.
Tem vários sites e comunidades na internet que divulgam feiras, receitas, rotinas e até mesmo ideais que podem conversar com o seu estilo de vida. Comunidades como essas tem pessoas de diversos níveis. Tem aquelas que estão começando a buscar um estilo de vida mais leve e tem também gente que já passou por essa transição. Eles podem te dar dicas valiosas de como conquistar o seu objetivo.
Essa comunidade do facebook aqui tá cheia de dicas e pessoas legais.
4. Organize sua rotina.
Guarde um tempo especial para se relacionar com o alimento. Curta ele, sinta ele, cheire ele, construa uma relação única e especial. Para que isso possa acontecer você precisa também, ter um momento reservado do seu dia para isso. Se planeje de uma forma que você não fique com fome. Comendo idealmente de 3 em 3 horas.
Se você trabalha fora de casa, pode preparar suas marmitas um dia antes ou procurar restaurantes naturais em sua região. Existem várias opções legais aqui em São Paulo. Mas mesmo que você opte por comer fora e não por fazer sua própria comida, é importante criar um relacionamento saudável com a alimentação. Não coma correndo. Vá até lá, tome o seu tempo, entenda o conceito e não coma por instinto.
Quando deixamos de respeitar o que comemos, o alimento deixa de ser algo especial e passa a ser um “combustível”. Além de comermos opções menos naturais, você vai querer comer cada vez mais.
5. Experimente coisas novas.
Todo mundo tem aquela única (ou mais) comida que não consegue comer por nada. Que já tentamos comer de todos os jeitos possíveis e nada a torna mais “palatável”. Às vezes existem receitas que você não tentou ainda e podem ser a salvação da sua rotina. Existem diversas maneiras de comer qualquer alimento, com certeza, existe algo que não tentou.
Mas caso já tentou de tudo e mais um pouco e ainda não te desce de jeito nenhum, você pode substituir por outro alimento. Tem tanta coisa nova que você pode experimentar não se feche somente a aquilo que já conhece.
O importante é sempre estarmos abertos a experimentar coisas novas, isso aumenta as opções disponível e não deixa que você caia na mesmice. Ter algo novo para experimentar pode aumentar suas expectativas e tornar cada refeição diferente e única.