A gratidão é um importante preceito da yôga, pois nos ensina a confiar no que está decidido para nós.
Ser grato pelo o que o universo nos dá é um bom caminho para uma vida mais serena, tranquila e em paz. Além disso, agradecer nos ajuda a atrair novos motivos para continuar agradecendo. Não é mesmo? Quanto mais dispostos estivermos para aceitar o que nos é dado, mais abertos estaremos para receber coisas novas e boas. Afinal, surpresas positivas são muito bem-vindas em nossa rotina.
Às vezes agradecemos somente pelas coisas grandes e esquecemos de olhar para as coisas pequenas. Se cada sorriso direcionado a nós se tornar um motivo para agradecer, então cada um desses sorrisos será nosso também. E sorriso a sorriso a vida vai ficando mais leve.
Se você focar apenas naquilo que está muito longe de ser alcançado, a sensação que terá é de que o seu copo está sempre vazio. Isso, com certeza, levará a sentimentos de insatisfação, de frustração e decepção. Por isso, a importância de agradecer está exatamente em aceitar aquilo que nos é dado. Acredite, tudo contribui para o nosso crescimento.
Quando estamos distraídos, todas as coisas parecem pequenas e triviais, mas quando prestamos atenção, entendemos que é a soma de todas essas pequenas coisas que nos faz evoluir. É como se estivéssemos primeiro olhando as peças separadas do quebra cabeça (chamado vida), mas com um pouco de atenção conseguimos, então, enxergar o todo. Pense em todas as pessoas que já passaram pela sua vida. No começo, todas eram apenas desconhecidas, mas ao dar-lhes uma chance, você encontrou conexões maravilhosas e únicas, e elas se tornaram peças importantes no seu quebra cabeça.
Lembre-se: Agradecer é viver no presente. No aqui e no agora. É contar cada respiração como uma benção. Afinal, nós não sabemos o que nos espera a seguir. Tudo o que temos hoje, pode não estar aqui amanhã e agradecer por isso é fundamental.
Também é verdade que a vida tem uma sabedoria superior, e um jeito único de fazer as coisas. Precisamos aprender a confiar e deixar que as coisas fluam no seu ritmo natural. Às vezes queremos ter tanto controle sobre nossa vida que nos agarramos a coisas por desespero ou carência. É importante aprender a deixar ir. Somente ao abandonar as expectativas de como pensamos que tudo deve ser é que vamos ter uma vida mais leve.
“Você pode estar sentindo como se não conseguisse fazer muito nesse momento, isso é só por que você não é um arvore ainda. Mas permita-se levar seu próprio tempo, você continua sendo uma semente”
Esta frase do filme “Vida de Inseto” (um filme lindo da Disney) exemplifica bem o que queremos dizer. Às vezes olhamos demais para o futuro e criamos expectativas e ansiedade em relação a isso e esquecemos que tudo tem seu tempo. Todos queremos ser árvores, mas esquecemos que primeiro é preciso ser semente.
A mensagem que queremos deixar é que tudo na vida tem seu tempo, e agradecer ao longo desta jornada nos ajuda a perceber o quão maravilhoso é estar vivo, e isso só nos traz serenidade e alegria. Então agradeça pelos momentos bons e pelos momentos ruins. Faça o exercício de agradecer no final do dia tudo que aconteceu de incrível e aos poucos vá evoluindo esse hábito e o tornando parte de sua rotina.