Quem nunca abriu o armário, procurou, procurou e procurou, mas não encontrou nada para vestir? Isso não acontece por que não temos roupas, na verdade, acontece porque não sabemos combinar as peças que já temos. O Armário Cápsula propõe uma solução bem prática para esse problema!
Além de conseguirmos usar as peças que já temos no armário por mais tempo e sermos mais felizes com as nossas roupas, também colaboramos para uma sociedade menos consumista. Afinal, aprender a combinar o que já temos em nossa disposição, significa consumir menos e parar de jogar roupas em perfeito estado fora.
O que é o Armário Cápsula?
O Armário Cápsula é uma técnica que consiste em escolher uma quantidade limitada de peças para usar durante um período de tempo determinado. Durante esse período, fica estritamente proibido comprar roupas novas! Você só pode usar aquilo que já tem no armário.
Parece difícil, mas não é. O Armário Cápsula é constituído por peças básicas e atemporais. Assim, fica mais fácil combinar essas roupas. Muita gente também cria armários capsula por estação, reconstituindo esse guarda roupa de três em três meses, ou de seis em seis meses, além de pessoas que mantém o mesmo guarda roupa por um ano inteiro! (admiração profunda por essas pessoas).
Não existe uma quantidade certa de roupas para um armário cápsula. Isso depende da quantas peças você considera necessário dentro do período de tempo que decidir usá-las. Essa quantidade pode variar de 15,20 ou 30 peças, até 45 á 50.
As peças que você escolher precisam ser versáteis (que combinem com os outros itens do seu armário) e neutras, se elas distinguirem muito entre si, vai ser mais difícil encontrar um elo de ligação entre elas. Vale lembrar que sapatos e acessórios também estão inclusos! Quer construir um armário capsula? O primeiro passo é escolher roupas que você gosta. Afinal você vai usá-las por bastante tempo e precisa sempre se sentir bem vestido e atual.
Como Montar um Armário Cápsula?
Existem diversas formas de montar um armário capsula. Para quem está começando, é melhor delimitar por estação (de três em três meses), fica mais fácil organizar as peças e manter sua rotina sem comprar nada. Para esse período, recomendo de 20 á 30 peças de roupa (nós juramos que você não vai precisar de mais! Rs)
Três regrinhas básicas do armário cápsula:
- Conheça o seu estilo: Não adianta montar um armário que você não vai querer usar. É importante saber quem você é e o que gosta de vestir. Você tem um estilo mais moderno ou mais despojado? Prefere roupas claras ou escuras? Leve todas essas informações em conta quando for montar sua composição.
- Defina um esquema de cores: Cores neutras casam melhor entre si. Prefira tons como preto, branco, marrom, cinza ou azul marinho, pois eles combinam com tudo!
- Prefira padrões e formas clássicas: Escolha estampas Afinal, “estampas da moda” podem variar entre estações. Alguns padrões que você deve priorizar: O poá, o xadrez e as listras.
Cada guarda roupa deve estar de acordo com a personalidade e da rotina de seu dono. Uma dica é escolher peças que combinem de duas a cinco outras peças, assim você garante uma boa quantidade de combinações.
Por que o Armário Cápsula contribui na preservação do meio ambiente?
A relação entre o Armário Cápsula e o meio ambiente é bem simples: Você não consome mais do que deveria e assim, diminui a quantidade de roupas que eventualmente iriam para o lixo.
A relação entre a moda “fast” e a quantidade de lixo e tecidos jogados fora é maior do que a gente imagina e ao aderirmos ao armário capsula, automaticamente nos tornarmos consumidores “slow fashion”, pois nos comprometemos a comprar roupas somente em determinadas ocasiões.
Se você procura se tornar um consumidor (e um ser humano) mais conectado com o meio ambiente, pode também passar a consumir de marcas com uma proposta verde. Nós da Öoca desenvolvemos nossas peças já pensando na durabilidade e atemporalidade dela (dois fatores super importantes para um armário cápsula) e também de materiais que não agridem a natureza. Assim, além de consumir menos, você também está contribuindo para um desenvolvimento mais saudável da nossa sociedade.