Se você já se confundiu com todos estes termos, fique tranquilo, é normal! Nós vamos te explicar tudinho sobre moda sustentável, moda ética e moda consciente. Comecemos pelo ponto em comum entre todas elas: são formas ‘do bem’ de produzir moda. São conceitos que vem ganhando cada vez mais força e estão relacionados com a conscientização dos impactos do mundo fashion no meio ambiente e na sociedade.
O principal objetivo destes novos meios de produção é criar produtos de forma consciente, considerando os materiais utilizados, os processos de desenvolvimento, as pessoas envolvidas e os consumidores.
Por outro lado, cada um deles possui preocupações específicas que os diferenciam, vamos a elas:
Aprenda a diferença entre moda sustentável, moda ética e moda consciente
-
Moda sustentável (também chamada de eco moda ou eco fashion)
Este conceito está principalmente preocupado com o impacto ambiental da produção. As marcas buscam a utilização de materiais, métodos e processos que não poluam e que sejam mais amigáveis para o meio ambiente. (Nós nos encaixamos aqui!)
A preocupação também gira em torno da criação de produtos de uso prolongando e com alta durabilidade. Afinal, a sustentabilidade está ligada ao slow fashion.
Algumas práticas que estão associadas a este conceito:
- Produção de tecidos reciclados, eco-friendly
- Uso de corantes de origem natural
- Fabricação de peças com fibras orgânicas ou tecidos sustentáveis
- Reuso de tecidos descartados
- Upcycling de materiais usados
- Uso de colas pouco tóxicas
- Moda de alta qualidade desenvolvidas para terem um longo ciclo ativo.
Basicamente a moda sustentável engloba práticas de reuso, trocas e consertos, práticas menos poluentes e com menor impacto ambiental, através do uso de tecidos ecológicos e do reaproveitamento de materiais na fabricação.
-
Moda ética
O conceito sobre ética é muito amplo e altamente discutido, mas resumidamente a moda ética leva em consideração os direitos humanos na hora da produção. Isto quer dizer, que as marcas estão preocupadas em ter uma abordagem de recursos, design e fabricação de peças que potencialize os benefícios para as pessoas e as comunidades.
Algumas práticas englobadas neste conceito:
- Empregar mulheres ou grupos étnicos
- Produzir peças sem componentes animais
- Apoiar obras sociais, fazer doação de parte dos lucros para caridade
- Feito à mão (handmade)
- Comércio justo (fair trade)
- Pagar remunerações justas aos trabalhadores
- Contribuir para diminuir tradições de uma minoria étnica
- Transparência – revelar locais de produção e políticas de trabalho
- Aumentar a consciência dos consumidores em relação ao produto
- Promover um ideal ou uma causa
- Não fazer testes em animais
- Produzir em um país em desenvolvimento
Então, basicamente a moda ética se atenta à cadeia produtiva, garantindo melhores condições de trabalho, mais justas e mais seguras. Ela promove a transparência e o respeito entre todos os envolvidos no processo.
Embora o conceito englobe também a contribuição para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, estas não são suas principais preocupações.
-
Moda Consciente
A moda consciente quem faz é o consumidor. É a busca e a compra por produtos feitos à mão, ou por pequenos artesãos; é a escolha por comprar de marcas que se preocupam pelo impacto ambiental e pela duração de seus produtos; é a exigência de produtos feitos de maneira justa e ética.
Consumidores conscientes se interessam em ter informações sobre o que estão consumindo, sobre os materiais utilizados, os processos de desenvolvimento e as pessoas envolvidas. Buscam produtos de moda atemporais e com maior durabilidade. Evitam o descarte rápido e procuram consertar, trocar ou doar antes de se desfazer.
Na moda consciente as pessoas pensam em adquirir produtos que foram feitos sem prejudicar a natureza, os animais, as pessoas e o planeta como um todo.
Os consumidores buscam peças com significado e que provoquem diálogo. O importante é ter um menor consumo com uma maior qualidade.
E aí? Você gostou do texto? Aprendeu a diferença entre moda sustentável, moda ética e moda consciente? Não foi difícil, né? Se você gostou, deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.