- Ler embalagens é obrigação de quem se preocupa com produto de qualidade, afinal, é muito importante saber o que você está comprando! Esse deveria ser um hábito de todos nós, em nosso papel de consumidor, mas sabemos que muitas vezes não é assim.
O rótulo das embalagens não tem somente a finalidade de aumentar nosso interesse pelo produto. Elas estão lá principalmente para informar sobre as características e propriedade dele. Por exemplo, quando compramos um alimento no supermercado as informações nutricionais daquele produto estão no rótulo. Quando compramos uma roupa, as informações sobre os tecidos e a fabricação ficam na etiqueta (e na embalagem). Quando compramos um eletrodoméstico, as informações vêm no manual (e na embalagem). Daí a importância de ler rótulos, etiquetas, manuais, embalagens!
Como é que que você vai saber como aquele produto é feito se você não ler embalagens? Resposta óbvia: Você não vai.
Como já falamos aqui antes, um consumo consciente precisa de duas partes para dar certo: marcas e consumidores. A responsabilidade das marcas é entregar produtos do bem, que não agridam o meio ambiente, que sejam recicláveis, eco friendly, éticas, que valorizem o trabalho manual, e por aí vai. Então qual é a responsabilidade dos consumidores? Simples, saber o que está consumindo! E como saber o que estamos consumindo? Mais uma vez: lendo embalagens!
E mesmo lendo, às vezes, podemos estar deixando de ver algo importante! Meu Deus, como assim? Vamos falar de rótulos de alimentos: por exemplo, em produtos “sem açúcar” às vezes existem gorduras totais. Bem, e qual o problema? Que essas gorduras são digeridas da mesma forma que o açúcar no seu organismo e por isso causam o mesmo efeito. Então não adianta apenas ler, precisamos entender o que estamos lendo! Mais uma vez (não cansamos de repetir), é muito importante se informar!
Para dar um primeiro passo, fizemos aqui uma listinha dos fatores nutricionais mais importantes, assim você pode entender melhor o que significam e ficar mais atento:
- Lista de ingredientes: sempre colocada em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade e o último é o que está em menor.
- Prazo de validade
- Valores diários: Quantidade de alimentos que a população deve consumir para estar saudável e qual a porcentagem desse alimento nessa quantidade.
- Lote: é bom ficar atento, pois muitas vezes algum lote sai danificado e só com essa informação você vai saber qual é.
Agora vamos trazer o foco para a moda! As embalagens aqui também são muito importantes, elas dizem muito sobre os produtos. O formato e o material das embalagens, às vezes, já trazem informações valiosas sobre aquela marca, seus valores, o processo de produção e os materiais envolvidos. A Ugmonk é um bom exemplo. A marca tem uma forte preocupação em informar na embalagem o material do produto. Além disso, as embalagens são todas de papelão, evitando agredir o meio ambiente.
Quando a marca não coloca essas informações na embalagem, elas estarão sempre na etiqueta (aquela que fica na costura lateral, sabe?). Todas as lojas são obrigadas por lei a colocar qual o material usado e aonde ele foi produzido. É legal também saber a origem do produto e como ele foi confeccionado, vale a pena pesquisar!