De maneira simples e direta, o marketing verde, também conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing, é a estratégia de marketing que foca nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos produtos comercializados, do seu processo de produção, ou inclusive na postura da empresa em relação ao meio ambiente.
Você já deve ter visto várias empresas (inclusive nós) anunciando o engajamento com a sustentabilidade – os benefícios de seus produtos “verdes”, eco-friendly e 100% naturais; pois bem, isso é marketing verde.
Toda vez que nós te contamos que nossos produtos são feitos em tecidos reciclados e que não passam por nenhum processo químico, nós estamos fazendo marketing verde. Estamos te informando dos benefícios dos nossos produtos, da nossa preocupação por fazer a nossa parte, por te mostrar o quanto nos importamos pelo processo de produção e como estamos contribuindo com o meio ambiente.
Mas, calma! Marketing verde não é só comunicar as ações conscientes, é também (e principalmente), pensar constantemente como ter mais ações verdes. Por exemplo, em como contribuir positivamente para o meio ambiente, como produzir produtos financeiramente rentáveis sem agredir a natureza.
E qual a diferença com o greenwashing?
A diferença entre marketing verde e greenwashing é a honestidade e veracidade das informações comunicadas. No marketing verde as empresas têm boas intenções de informar o que estão fazendo de bacana pelo meio ambiente e realmente cumprem o que anunciam. Por outro lado, no greenwashing as empresas normalmente querem é se aproveitar da procura e valorização de produtos eco, mas sem realmente ter atitudes verdes. Nesse post você pode ler mais sobre greenwashing.
E quais os benefícios do marketing verde?
A primeira e mais importante é que empresas ecológicas atraem o público com a mesma consciência. E isso quer dizer aumentar o público alvo e, portanto, a possibilidade de receita da empresa. Pessoas sem consciência ecológica (que por sinal vem diminuindo a cada dia) certamente não vão deixar de consumir produtos ecológicos só porque a empresa se tornou mais responsável, mas pessoas com consciência ecológica, se tiverem de optar entre uma empresa ambientalmente correta e outra que não tenha essa consciência, irão optar pela primeira.
A médio e longo prazo, os investimentos em sustentabilidade normalmente trazem economia à empresa e lucro de qualidade. Além disso, a empresa se diferenciará de concorrentes, e agregará valor à marca.