Vocês já repararam como a gente vive em um modo fast foward? Fazemos tudo rápido, com pressa, desenfreadamente, sem parar, sem refletir, sem pensar. E viver com pressa nos impede de realmente viver. Precisamos parar, observar, sentir cada momento, viver o agora… adotar um slow living.
O slow living é um movimento maravilhoso que veio nos ensinar como aproveitar o presente. A ideia central é a que a gente consiga desacelerar a vida, que a gente tenha tempo para trabalhar tranquilamente, descansar, passar mais tempo com a família e os amigxs, mas principalmente que a gente tenha mais tempo para nós mesmos. (Porque vamos combinar que a gente merece tudo isso e mais um pouco!)
Resumidamente, o slow living busca a mudança de pequenos hábitos diários com o objetivo de tornar nossa vida mais tranquila. É uma forma de nos reconectarmos a nós mesmos e ao mundo à nossa volta.
Como ter um slow living?
Fizemos aqui uma listinha com dicas de ouro para você conseguir sair do piloto automático e viver uma vida inspirada por valores simples e reais.
1 – Desacelere seu dia por alguns momentos
Respire…! Respire de novo…! Por mais que você queira atingir logo seus objetivos, desacelerar o ritmo de seus compromissos e reservar um tempo para você é essencial para ter um bem-viver! Além de tudo, você já percebeu como tudo tem seu ciclo natural? Não adianta forçar as coisas para acontecerem no seu tempo (de ansiedade), elas têm seu próprio ritmo.
Também vamos combinar que de nada adianta conseguir aquilo que você deseja e não ter condições de aproveita-lo. A pressão de ter que conquistar algo não é nada saudável, então vamos com calma.
2- Pratique uma alimentação equilibrada
Sabemos como é difícil encaixar uma boa alimentação nessa vida agitada que a gente vive, mas é sobre isso que estamos falando hoje. Sobre a importância dessas coisas que parecem sem importância quando vistas do ponto de vista da pressa, da ansiedade e da impaciência. Se somos o que comemos, logo, temos que comer o melhor que pudermos. Nossa saúde, que é a maior riqueza que podemos ter, depende diretamente da nossa alimentação. Então, que tal investir um tempinho nisso?
Reserve um tempo para que você consiga realizar suas refeições de forma tranquila e serena. Por mais que o fast food possa parecer a melhor solução no momento, acredite, ao longo prazo ele trará muitos prejuízos para você.
Outra alternativa deliciosa, é cozinhar suas próprias comidas. Encontre o prazer de fazer verdadeiras alquimias na cozinha. Experimente comprar seus alimentos, escolher a melhor combinação entre eles, brinque, prove, saboreie. Faça suas marmitas, é um mimo de você para si mesmo. Você vai perceber como isso é delicioso (e o bolso vai agradecer também!).
3- Tenha hábitos de consumo conscientes
Ter um slow living está diretamente ligado a viver conectado com o planeta, com a mãe natureza, de forma sustentável e responsável. Procure saber a procedência daquilo que você consome. Pergunte antes de comprar. Leia embalagens, rótulos e etiquetas também. Compre produtos de marcas bacanas, que investem em materiais e processos recicláveis (como nós da Öoca!). Prefira um consumo equilibrado. Resista ao consumismo. Acredite, não precisamos de tantas coisas para ser feliz!
Aderir ao movimento slow living é uma nova forma de realmente viver e aproveitar tudo de melhor que esta vida tem para te oferecer.
Gostou? Compartilhe com seus amigos para que eles entrem nesse movimento junto com a gente.