“Low” (Baixo) e “Consumerism” (consumismo). Consumir menos, buscar alternativas e viver apenas com o necessário. O recado do Lowsumerism está dado, precisamos acordar! Mas, como isso funciona na prática? Como ser mais consciente e consumir menos?
Para você começar a entender a magnitude desta proposta e a situação que estamos vivendo hoje, vamos falar sobre alguns fatos importantes:
1. A humanidade consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra; 2. Se o comportamento de produção e consumismo atual for mantido, até 2050 precisaremos de duas Terras para nos sustentar (DUAS TERRAS); 3. Um quarto dos mamíferos estarão extintos nos próximos 30 anos (esse ano foi a vez dos rinocerontes brancos link aqui). E nem é preciso dizer que esta situação ameaça a vida no planeta, a nossa, a dos animais e da natureza.
- E quem tem que se preocupar com isso? TODOS nós!
Precisamos entender que todos nós somos agentes dessa realidade. Afinal, apesar de vivermos em lugares diferentes, falarmos línguas diferentes e até termos religiões e culturas diferentes, todos sofreremos as mesmas consequências pelo consumo exacerbado. É muito egoísmo e ingenuidade acreditar que atos individuais não interferem no todo.
O Lowsumerism vem justamente nos fazer refletir sobre isto. Ao contrário do que você pode estar pensando agora, o objetivo do movimento não é culpar quem consome, mas nos fazer refletir sobre o que é o excesso para cada um. Afinal, o excesso é subjetivo, cada um tem uma régua individual sobre o que é demais, e o que não é. Por isso, a importância deste movimento, para que cada indivíduo possa identificar o que é exacerbado a partir da sua própria experiência e juntos possamos diminuir o consumo.
Vale lembrar que o consumo não afeta apenas o planeta, afeta o nosso mundo interno também. Muitos dos problemas mentais que assolam nossa geração, como ansiedade e depressão, podem ser a causa e também a consequência do nosso descontrole e vontade de consumir cada vez mais. As marcas, algumas vezes, nos vendem o consumo como “pílulas para a felicidade” (Alô Matrix) e por isso, precisamos nos conscientizar cada vez mais sobre nossas atitudes na hora de comprar e adotar um Lowsumerism.
Ao invés de inibir totalmente nossos desejos de consumo, o Lowsumerism propõe que readequemos nossas vontades dentro de um padrão de consumo equilibrado. O boicote ao excesso é o que o movimento acredita que vai impactar positivamente no meio ambiente, socialmente e até mesmo no nosso bem viver, pois não seremos mais influenciados pelas marcas e padrões impostos. A melhor tradução para Lowsumerism é consumo equilibrado (o que envolve consumir menos).
Um consumidor consciente e equilibrado abraçará as alternativas que existem hoje para atender suas necessidades e ao mesmo tempo, ser menos nocivo. O principal objetivo do Lowsmerism e fazer com que as pessoas reflitam sobre suas necessidades e saiam da bolha do: “comprar por comprar”, “comprar para ter mais”, “comprar por que está na moda”.
Lembrem-se: Lowsumerism = menos é mais.
O projeto Box1824, fez um estudo sobre nosso estilo de vida e realizou esse vídeo super legal sobre o conceito do Lowsumerism e sua importância. Assista aqui caso queira saber mais, você não vai se arrepender: