Buscar um estilo de vida mais saudável e consciente tem se tornado uma escolha muito comum (e necessária). Tanto empresas, como consumidores ampliaram suas visões sobre o consumismo e os males de uma produção desenfreada.
Precisamos mesmo de tudo o que compramos? Já cansamos de dizer que a resposta é NÃO, mas existem diversas maneiras de ser um consumidor mais consciente e um milhão de maneiras diferentes de ser mais engajado com o meio ambiente.
Dentro dessas possibilidades existem diversos “níveis” de atitudes que podemos tomar e são nessas decisões diárias que está a diferença entre um consumidor “Verde” (totalmente sustentável) e um consumidor “Eco-Friendly” (amigo da natureza – responsável, mas não totalmente sustentável).
- Para você entender melhor esses perfis, definimos as principais atitudes de cada um:
Eco friendly:
Um consumidor Eco-Friendly (amigo da natureza) é alguém muito fiel às suas concepções socioambientais. É alguém que busca ser mais responsável com o seu consumo e que faz diversas mudanças na sua rotina para impactar o menos possível o meio ambiente. No entanto, ele não pode ser considerado totalmente verde. Porque? Por que esse consumidor ainda consome (mesmo que em pouca ou menor quantidade) produtos que afetam de alguma forma o meio ambiente ou produtos de origem animal. Ser Eco-Friendly é ser responsável e consciente. Veja abaixo algumas atitudes comuns desses consumidores:
Reutilizar:
Um consumidor responsável olha as coisas que ele já tem e pensa em maneiras de reutilizá-las. Ele evita jogar fora coisas em perfeito estado e sabem que nem sempre é preciso comprar algo novo. Menos é mais e essa atitude começa dentro da nossa casa!
Troca:
Nós Eco-Friendlys levamos a sério a regra de não jogar nada fora. Afinal, o que não é mais útil para nós, pode ser para outra pessoa. Dica: quer encontrar mais consumidores Eco-Friendly? Comece procurando em feiras solidárias, feiras de trocas e até em brechós.
Quando podem, optam pelo orgânico:
entendem que consumir produtos orgânicos é melhor para a saúde e para o meio ambiente, mas nem sempre conseguem.
Construir as próprias coisas:
No mundo que vivemos hoje, as coisas vem sempre prontas para nós, desde a comida que comemos até roupas e móveis que compramos. Esses consumidores querem cada vez mais, se conectar com o que possuem e o melhor caminho para isso é construindo suas próprias coisas. Eles pensam: Ao em vez de comprar pronto, porque não cozinhar? Quero uma blusinha nova, uhm vou personalizar uma antiga. E assim vai.
Ler embalagens:
O primeiro passo para se tornar mais consciente e conhecer os materiais que são usados na confecção dos produtos é ler embalagens. Consumidores Eco-Friendly sempre lêem as embalagens e você deveria fazer isso também! Leia nesse texto aqui (link para texto das embalagens) porque essa atitude é importante.
Consumidor Verde
Consumidor verde é aquele que faz tudo que um consumidor Eco-Friendly faz, mas com um plus – ele toma atitudes 100% voltadas para a preservação do meio ambiente.
Além das atitudes “Eco- Friendly” consumidores verdes muito provavelmente também:
- Consomem alimentos TOTALENTE orgânicos.
- Se preocupam com as embalagens do produto (por exemplo, se elas são recicláveis ou não)
- Eles não consomem alimentos de origem animal. Além de se preocuparem com o maltrato e extermínio em massa desses animais, eles também se preocupam com a água que é gasta nessa produção. Já é comprovado que se utiliza 15 mil litros de água (isso mesmo que você leu) para produzir somente um kg de carne bovina.
- Utilizam sacolas retornáveis (ecológicas) nos supermercados.
- Usam a água e a energia elétrica de forma racional (econômica), tanto dentro de casa como na rua ou no trabalho.
- Se preocupam com o que jogam fora, fazendo coleta seletiva e participando de programas de reciclagem. Muito provavelmente tomam também atitudes como a de não jogar em lixo comum o que pode contaminar o meio ambiente e não despejar óleo de cozinha na pia.
- Só compram produtos de madeira com certificação ambiental.
- Dão preferência para empresas que investem na preservação do meio ambiente.