- A yoga é uma prática que não envolve gênero, idade ou resistência física, o seu objetivo é construir não só uma mente saudável ou um corpo saudável, mas sim, um humano completo, equilibrado e feliz. Como atingimos isso? Através do autoconhecimento físico e mental.
Nosso corpo tem várias “travas” e “locais de tensão”, são nesses pontos que estão concentrados nossas frustrações, stress, tudo que influencia a nossa vida negativamente. Só poderemos ser livres mentalmente se primeiro, libertarmos o nosso corpo. Esse é o principal ponto da yoga e o que torna sua prática tão única. Corpo e mente são um só.
A principal função da Yoga é, através do trabalho com o corpo, encontrar os pontos de tensão e neutralizá-los. Obviamente isso envolve também todo um trabalho mental, mas quem já praticou sabe que é preciso ter muito foco físico para conseguir se manter nas posições.
Cada posição é pensada para trabalhar uma parte de corpo. Isso por que cada uma deles pretende libertar um “chakra” (energia). Na yoga, esses são nossos eixos corporais e mentais. Por exemplo, todo mundo já ouviu falar do terceiro olho (7° chakra), nosso eixo espiritual. Mas você sabia que o nosso principal ponto de foco é a base da nossa coluna? É ela que sustenta todo o nosso corpo e é nesse ponto que se concentra todo o nosso equilíbrio.
O chakra conhecido como “suporte” (Muladhara em hindu) é o primeiro ponto de energia. É ele que trabalha o nosso equilíbrio e é também por causa dele, que na yoga trabalhamos tanto a região pélvica, quadris, coluna, músculos e até mesmo os nossos Pés.
Cada chakra é um “avanço” da nossa aura mental e corporal. Por isso é nesse primeiro “chakra” que deve estar o seu foco. Afinal, sem uma base firme, nada se mantém estável.
Separamos uma lista de posições que trabalhem o “chakra” do suporte:
Cachorro olhando para baixo:
Essa é uma das posições básicas da yoga e ajuda a fortalecer os ombros, braços e pernas, além de aliviar dores nas costas. Ela é uma inversão suave (inversão significa inverter o fluxo de sangue) isso beneficia os seus sistemas circulatórios e linfáticos.
Guerreiro:
Essa postura é um desafio! Mas fica tranquilo, não é tão difícil de fazer. De todas as posturas que sugerimos, ela é a que envolve maior esforço físico e mental. A posição do guerreiro trabalha força, estabilidade e flexibilidade.
Ao trazer o seu quadril ligeiramente para frente você trabalha os “psoas” (os músculos que ficam dentro da lombar) e evita dores na região. Além disso, você fortalece suas coxas e os quadris enquanto se mantém na posição.
Grinalda:
Gastamos muito tempo sentados e com o tempo isso pode danificar as suas articulações. Essa posição te ajuda a abrir o quadril e coxa. Ela trabalha o primeiro “chackra”, pois além dos benefícios acima, ela alonga a lombar e trabalha o equilíbrio.
Criança:
Você vai AMAR essa postura! Rs. Ela vai relaxar todo o seu corpo. Essa é a postura perfeita para descansar, recuperar o corpo e aliviar o stress. Ela relaxa o corpo inteiro, mas seu principal efeito está na coluna vertebral, quadris, ombros e pescoço.